Neste post vamos partilhar 8 aplicações de videoconferência que nós próprios tentámos, e adivinhem só? Muitos são gratuitos!
Existem muitas opções para aplicações de videoconferência gratuitas; contudo, nem todas são concebidas ou adequadas para colaboração no local de trabalho. Aqui está a nossa lista restrita das melhores aplicações de videoconferência gratuitas, onde brilham e onde ficam aquém das expectativas.
1. UberConference
Sou pessoalmente um grande fã deste produto. Há anos que o utilizo de vez em quando, e é realmente o meu favorito no mercado. Não funciona em todas as situações… por isso às vezes usamos Zoom no nosso escritório, mas continuo a ser um grande fã deste produto, especialmente se for uma operação de 1 pessoa. Se é um vendedor individual (mesmo numa grande empresa) ou um solo-empresário, este é um óptimo produto.
Vantagens: Não requer downloads ou instalações, duração ilimitada da reunião, partilha de ecrã integrada,
Vídeo de qualidade HD
, fiabilidade e segurança de nível empresarial por defeito. Grátis até 50 pessoas numa chamada de uma só vez. Boom.
Considerações: Não tantas integrações como outros produtos. Acima de 50 participantes de cada vez, é necessária uma conta paga. Embora a um preço muito razoável!
2. Google Hangouts™
A aplicação de chat vídeo gratuito do Google é um grande exemplo de uma aplicação de grau de consumidor que foi aceite no mundo dos negócios. As lojas Google que operam a partir do correio Google e do calendário Google irão desfrutar das integrações nativas para o Google Hangouts.
Vantagens: Integra-se com Gmail™ e Google Calendar™, funciona em Chrome™, liga até 10 participantes
Considerações: Requer um plug-in, não suporta vídeo e conteúdo dual stream, algumas queixas de utilizadores sobre a qualidade e fiabilidade do vídeo
3. Skype, Skype para Empresas e Equipas Microsoft
O conjunto de colaboração da Microsoft está dividido entre ferramentas de grau de consumidor e de grau de empresa. Para uma videoconferência verdadeiramente gratuita, o download do cliente Microsoft Skype dá aos utilizadores acesso a chamadas de 10 vias e a um directório que pode ser povoado por utilizadores individuais. Ao entrar na empresa, as equipas Microsoft podem ser empacotadas juntamente com uma licença Office365. Vale a pena notar que as equipas que utilizam Microsoft Outlook™ e Equipas Microsoft podem aceder ao Lifesize para integração com Microsoft, que acrescenta capacidades de vídeo Lifesize no Outlook e na interface das Equipas.
Vantagens: Experiência de utilizador familiar para qualquer pessoa que utilize o Skype para se ligar a membros da família, disponível para chamadas até 10 vias, integrações com vendedores de videoconferência premium
Considerações: Requer uma aplicação descarregável, pode ser vista como não profissional, características avançadas apenas disponíveis para assinatura premium
4. Zoom
A solução de videoconferência gratuita da Zoom fornece um serviço de videochamadas em grupo. O plano Zoom Basic permite aos utilizadores ter chamadas de 40 minutos com um punhado de funcionalidades como partilha de ecrã, gravação local, salas de descanso e filtros de câmara.
Vantagens: Processo de inscrição simples, inclui gravação básica, suporta chamadas de 100 vias
Considerações: Requer uma aplicação descarregável, todas as chamadas não são encriptadas, chamadas limitadas a 40 minutos ou menos, sem capacidade de controlar spam ou largura de banda
5. GoToMeeting
GoToMeeting é o serviço autónomo de webconferência fornecido pela LogMeIn. Como era de esperar, fornece conferência áudio e vídeo, bem como partilha de ecrã.
Uma das características que distingue o GoToMeetings é a sua facilidade de mobilidade – pode configurar e iniciar uma conferência a partir do seu smartphone, algo que algum software de grande marca teria dificuldade em fazer. Existem também cenários para maximizar a qualidade da chamada e da imagem, bem como convites para participar em reuniões, bem como em chats.
As aplicações móveis são fornecidas separadamente para Androide iOS, e ambas têm volumes de revisão altamente positivos, o que mais uma vez faz uma mudança em relação a alguns outros fornecedores que lutam para equilibrar a qualidade e a usabilidade com a utilização móvel.
Em termos de preços, quase todas as características padrão estão disponíveis com o nível de pagamento mais básico, que custa $14 por mês, ou $12 por mês com um pagamento anual. Mesmo o limite de 150 participantes é generoso, e para a maioria das empresas, isto é tudo o que será necessário.
Um nível de plano de negócios está disponível por $19 por mês (ou $16 quando pago anualmente) o que aumenta o número de participantes para 250 e inclui algumas características administrativas mais ferramentas de desenho e partilha do rato. Está disponível um plano empresarial para acomodar até 3.000 participantes.
No entanto, embora haja muitas coisas boas a dizer sobre GoToMeetings, se estiver à procura de uma solução VoIP empresarial, então GoToConnect oferece tanto um sistema telefónico baseado na nuvem que integra GoToMeetings como parte do pacote, e pode ser mais rentável inscrever-se para isso em vez disso.
6. Reunião CyberLink U
CyberLink é uma empresa de software multimédia de Taiwan. Foi fundada em 1996. U Meeting é a solução de videoconferência da empresa.
CyberLink U Meeting tem quatro planos de preços.
O plano ‘Básico’ é gratuito. Inclui até 25 participantes e 30 minutos por reunião.
‘Pro 50’ é de $29,99 por anfitrião por mês. Inclui até 50 participantes, 24 horas por reunião, ferramentas administrativas e PerfectCam.
O ‘Pro 100’ começa em $49,99 por utilizador por mês. Isto inclui todos os ‘Pro 50’ tem de oferecer mais 100 participantes.
O plano ‘Características da Empresa’ inclui todas as outras ofertas de níveis mais a análise de reuniões, apoio ao cliente premium e encriptação de ponta a ponta. Os utilizadores precisam de contactar as vendas para obterem uma cotação.
A ‘PerfectCam’ é uma característica muito aleatória. Os utilizadores podem acrescentar maquilhagem gerada por computador à sua cara com a empresa prometendo “criar um aspecto verdadeiramente profissional”.
U Meeting é inteiramente baseada na web. Isto pode atrasar alguns utilizadores mas pode ser uma vantagem uma vez que não precisará de descarregar qualquer software adicional para utilizar o U Meeting. Também não oferece gravação de vídeo nem a capacidade de discar para reuniões utilizando sistemas VoIP.
7. BlueJeans
A BlueJeans foi fundada em 2009 e tem a sua sede na Califórnia. A empresa fornece uma plataforma interoperacional de videoconferência baseada em nuvem.
Existem três níveis de preços. BlueJeans não tem um nível gratuito, mas oferece um período de teste gratuito de 30 dias.
O escalão ‘Eu’ custa $14,99 por mês por utilizador, quando pago anualmente. Os utilizadores podem ter até 50 participantes, ligar a partir de qualquer computador, dispositivo iOS ou Android e todas as reuniões incluem números de marcação.
O plano “A minha equipa” é de $19,99 por mês por anfitrião (quando pago anualmente) e inclui todos os níveis inferiores que tiveram de oferecer mais 10 horas de gravações de reuniões em nuvem, painel do centro de comando e até 75 participantes.
Os pacotes ‘Minha Empresa’ incluem todas as características dos outros planos juntamente com a ligação H.323//SIP sistemas de sala, apoio ao calendário do sistema de sala e até 150 participantes. Os utilizadores precisam de contactar directamente a BlueJeans a fim de obterem um orçamento.
Os utilizadores não têm de subscrever uma assinatura anual com a BlueJeans. O nível básico suporta áudio telefónico gratuito em mais de 40 países. BlueJeans também apoia a voz Dolby. Isto pode servir aos utilizadores que estão mais preocupados com a qualidade do vídeo do que com o número de funcionalidades incluídas na plataforma.
BlueJeans parece ter menos características do que alguns dos seus concorrentes mais próximos, no entanto, isto é esquecido devido à qualidade do seu sistema, juntamente com o facto de os utilizadores poderem utilizar o teste gratuito de 30 dias para ver se se adequa às suas necessidades.
8. Meetaway
Meetaway é uma plataforma de rede com poderosas opções de conferência. Assim, é uma ferramenta viável para uma vasta gama de eventos virtuais, grandes ou pequenos.
Ao contrário de outras aplicações de conferência, Meetaway é uma ferramenta para a criação de redes e relações de velocidade 1:1. Permite aos participantes escolherem com quem se encontram, estabelecendo etiquetas correspondentes e solicitando conversas com pessoas específicas que aderiram ao evento.
Os organizadores da conferência podem utilizar esta aplicação como um lobby virtual onde os convidados podem esbarrar uns nos outros, ter uma conversa ininterrupta, e aguardar com expectativa a sua próxima partida. Esta solução de videoconferência também elimina os momentos incómodos de decidir quem deve falar primeiro e quando deve terminar ou deixar a conversa.
Meetaway tem um plano gratuito e é perfeito para cabines de exposição virtuais, contratação de eventos, conferências diárias, redes de contactos profissionais de ex-alunos, e muito mais!
9. Lifesize
Lifesize está na indústria da videoconferência há quase duas décadas e tem pressionado continuamente a barra pela qualidade e facilidade de utilização. Ao criar uma conta gratuita com Lifesize, pode iniciar rapidamente uma videochamada gratuita com um máximo de 25 participantes, sem necessidade de downloads ou instalações. Basta navegar para a página signup.lifesize.com, introduzir o seu nome e e-mail e seleccionar uma palavra-passe. Os convidados podem juntar-se à chamada ao vivo directamente dos seus computadores portáteis ou browsers móveis, clicando no seu link de ID de reunião pessoal.
Vantagens: Não requer downloads ou instalações, duração ilimitada da reunião, partilha de ecrã integrada, vídeo de qualidade HD, fiabilidade e segurança de nível empresarial por defeito
Considerações: Características adicionais como chamadas de 300 vias, integrações Microsoft e sistemas de sala de videoconferência 4K requerem uma assinatura paga. Veja mais dicas de 4 gajosfromrolla aqui.